ESTUFA AGRÍCOLA | VANDERLEI PARAVISI

Agronegócio

ESTUFA AGRÍCOLA | VANDERLEI PARAVISI

ESTUFA AGRÍCOLA | VANDERLEI PARAVISI

Investimento em energia sustentável trouxe novas possibilidades para a estufa agrícola de Vanderlei Paravisi

O produtor de hortifrutigranjeiros Vanderlei Paravisi conta, desde meados de 2018, com a energia fotovoltaica em seu agronegócio. O investimento trouxe autossuficiência energética para a propriedade, localizada em Cascavel - PR, que agora utiliza recursos que não agridem o meio ambiente para a gerar energia elétrica.

As 108 placas instaladas próximas às estufas produzem energia que pode ser utilizada em todas as etapas do cultivo dos hortifrútis. Vanderlei aposta no grande potencial de irradiação solar existente no Brasil para trazer mais rentabilidade para seu agronegócio. O momento do investimento também não poderia ser melhor, uma vez que instituições financeiras tendem cada vez mais a oferecer linhas de crédito que viabilizam a instalação de soluções energéticas alternativas e ecológicas.

Com potência nominal de 34,56 kWp (ou seja, o sistema fotovoltaico produz essa quantidade de energia quando o consumo está em seu pico), o conjunto de placas trouxe autonomia para a estufa agrícola e possibilitará ao produtor novos investimentos com a economia gerada.